Toxina Botulinica

 Toxina Botulínica

Toxina Botulínica tipo A

Por mais que a gente se cuide, é normal que com o tempo apareçam rugas no rosto, quando nos expressamos, rimos ou choramos, os músculos da face se contraem. Com o passar do tempo, a atividade destes músculos resulta em rugas de expressão, tais como as linhas da testa, os “pés-de-galinha”, os vincos entre as sobrancelhas. Também é absolutamente normal que você queira eliminá-las para preservar uma aparência jovem por mais tempo. Uma das formas para eliminar rugas é a aplicação de Toxina Botulínica tipo A.
A Toxina Botulínica é aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência natural, rejuvenescida e agradável.
O procedimento é rápido (aproximadamente 15 minutos), libera imediatamente o paciente e é praticamente indolor.
Como todo procedimento médico, sua indicação deve ser correta e, quando necessário, associada a outras técnicas contra o envelhecimento cutâneo.
A praticidade e eficácia do procedimento faz da aplicação de Toxina Botulínica Tipo A um dos procedimentos mais realizados na atualidade.
Dúvidas Frequentes
Quando eu posso ver os resultados da aplicação?
Os resultados são visíveis de 2 a 3 dias após a aplicação. Uma vez visíveis, esses efeitos podem durar de 4 a 6 meses, quando recomenda-se uma nova aplicação para manter ou melhorar os resultados iniciais.

Eu corro risco de sentir efeito colateral da aplicação da toxina botulínica tipo A?
Primeiro, é importante você saber que a toxina botulínica tipo A tem sua segurança comprovada em diversos estudos. Mesmo assim, alguns efeitos colaterias podem ocorrer. Após a aplicação podem ocorrer: dor de cabeça leve e transitória, queda das sombrancelhas e pálpebras, pequeno inchaço, hematoma, que pode ser disfarçado com a maquiagem, ou dor leve no local da aplicação. Todos esses efeitos são temporários e reversíveis.

Eu posso fazer aplicação de toxina botulínica tipo A junto com outros procedimentos estéticos?
Em princípio, sim. Dependendo do paciente, os resultados são otimizados com a associação de outros procedimentos como: peelings, preenchimentos, laser, entre outros. Seu médico pode avaliar melhor o seu caso e orientá-la corretamente.

Preciso ter muitas rugas para optar pela aplicação?
Não necessariamente. Lembre-se que as rugas se aprofundam diariamente. Quanto mais o tempo passa, mais trabalho se tem para amenizá-las.

Para qual tratamento a toxina botulínica tipo A pode ser usada?
Há mais de dez anos, a toxina botulínica tipo A vem sendo usada para atenuar as rugas da face, com objetivo estético. Além disso, a toxina botulínica tipo A também é usada para outras indicações, mas a mais procurada é para rejuvenescimento facial. O uso da toxina botulínica tipo A revolucionou esse tratamento porque é um procedimento fácil, rápido e que proporciona uma expressão mais suave, diminuindo linhas e vincos.

Como funciona a toxina botulínica tipo A?
Ela é aplicada através de pequenas injeções em músculos específicos, relacionados ás linhas de expressão. Ao inativar esses músculos, é possível evitar uma expressão marcada e as rugas mais evidentes.

A toxina botulínica tipo A pode ser aplicada durante a gestação e a amamentação?
Não pode. Como a maioria dos tratamentos, a toxina botulínica tipo A não deve ser utilizada durante a gestação ou amamentação.

O que eu preciso fazer depois da aplicação?
Não manipule( toque) a área tratada;
Não abaixe a cabeça e não deite durante um período de 6 horas;
No caso de pequeno inchaço e ou hematoma, faça compressa gelada no local;
Para manter o resultado, sugere-se nova aplicação a cada 4 ou 6 meses;
Retorne às suas atividades habituais e evite esforços físicos por um período de 24 horas.

Quais as indicações da toxina botulínica tipo A para o uso estético?
Rugas na testa
Arqueamento das sobrancelhas
Pé-de-galinha,vincos, rugas nasais, elevação da ponta do nariz, elevação da ponta do nariz,elevação do canto da boca,
Rugas do pescoço.

A tendência estética atual é manter uma aparência jovial na maturidade. Cuidar da aparência significa estar informado e atualizado.