Lipoaspiração

LIPOASPIRAÇÃO / LIPOESCULTURA

Os melhores candidatos à cirurgia

Para ser um bom candidato à lipoaspiração você deve ter expectativas realísticas sobre o que a cirurgia pode fazer por você. Os melhores candidatos para a lipoaspiração são pessoas com peso normal, pele firme e elástica que tenham excessos de gordura localizados. Sua idade não é uma consideração principal, todavia os pacientes mais velhos tendem a ter elasticidade diminuída da pele e, portanto não devem Ter os mesmos resultados que o jovem paciente com pele elástica.

Como é realizada a lipoaspiração?

A gordura é removida através de um fino tubo oco, chamado cânula, que é colocado dentro da gordura por pequenas incisões na pele, próximas dos locais a serem aspirados. A cânula é então conectada a um aspirador a vácuo ou a uma seringa e a gordura é aspirada através de movimentos sequenciais de vai e vem controlado pelo cirurgião.

Os riscos

Felizmente, complicações significantes em lipoaspiração são infreqüentes. Todos os anos, milhares de pessoas são submetidos com sucesso a lipoaspiração, sem maiores problemas e com bons resultados. Entretanto, ninguém deve se esquecer que existem riscos e benefícios.

Algumas das complicações em potencial incluem sangramento, infecção e alterações de sensibilidade da pele. Irregularidades de contorno, incluindo depressões ou enrrugamento da pele, podem ocorrer em alguns pacientes, mas existem tratamentos para minimizar estes problemas. E ocorrem em geral em pacientes que estão acima do peso e necessitam de retiradas maiores ou naqueles onde o cirurgião realizou lipoaspiração muito superficial (junto a pele).

Como estarei e me sentirei após a cirurgia?

No dia seguinte a cirurgia poderá sentir desconforto na região operada, o que é normal e controlado com analgésicos. Haverá intenso edema (inchaço) na região operada além de equimoses, o que são absolutamente esperados. O edema irá começar a desaparecer em torno de 7 a 10 dias e as equimoses poderão durar cerca de 3 semanas ou mais. Poderá haver anestesia (amortecimento) de certas regiões, o que levará algumas semanas para começar a retornar.

Quando poderei retornar às minhas atividades normais?

Poderá retornar ao trabalho em poucos dias e a maioria das atividades normais em uma a duas semanas. Atividades físicas pesadas deverão aguardar para ser iniciadas em torno de 4 semanas. O tempo de recuperação dependerá do tipo de cirurgia realizada e do paciente.

E os resultados? Por quanto tempo duram?

A lipoaspiração irá reduzir depósitos de gordura localizados que o fazem se sentir desconfortável em suas roupas ou que causem insatisfação pessoal. Fatores como retenção de líquidos após a cirurgia ou edema prolongado poderão retardar o aparecimento do novo contorno corporal. O processo cicatricial é gradual, portanto você deve esperar para ter o resultado final da cirurgia. O que ocorrerá progressivamente ao longo das semanas.

Os resultados da lipoaspiração são permanentes, enquanto você mantiver o peso. Mesmo que você ganhe peso, a tendência é que a gordura se acumule de forma mais equilibrada que antes da cirurgia.

O que é a lipoescultura?

Nada mais que uma lipoaspiração, mas neste caso parte da gordura retirada é colocada em alguma região do corpo que precise aumentar (lipo-enxertia), como o bum-bum.

Os resultados duram?

Uma parte da gordura será absorvida e outra permanecerá definitivamente com bons resultados.